quinta-feira, 30 de outubro de 2008

PROJETO SALA DE RECURSO ESCOLA ESTADUAL 12 DE ABRIL

ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ASSESSORIA PEDAGÓGICA DE TERRA NOVA DO NORTE - MT
ESCOLA ESTADUAL “12 DE ABRIL”

PROJETO SALA DE RECURSO



TERRA NOVA DO NORTE _ MT
2008
ESCOLA ESTADUAL “12 DE ABRIL”
IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA : ESTADUAL 12 DE ABRIL
Avenida 12 de Abril Nº. 5869 – Centro
Terra Nova do Norte – MT
CNPJ: 01.624.171/0001-07
Telefone (código de acesso 66) 3534 1217
E-Mail: eedozedeabril@hotmail.com.br
Diretora: Maria Célia Antunes
Modalidades de Ensino Oferecidas: Educação Básica Ensino Fundamental e Médio não Profissionalizante
Decreto de Criação Lei 1840/82
Autorizado pela Resolução Nº. 256/2002
Reconhecido pela Portaria Nº. 256/2002
Ensino Fundamental Autorizado pela Resolução Nº. 256/2002
Reconhecido pela Portaria nº. 256/2002
Disciplinas: Linguagem, códigos e suas tecnologias;
Ciências da natureza e suas tecnologias; Ciências sociais e suas tecnologias
Turmas: 5ª , 6ª, 7ª, 8ª séries e Ensino Médio
Turno: Matutino e Vespertino e Noturno
Período: De 13 de Fevereiro de 2008 a 19 de Dezembro de 2008
Ano letivo: 2008
APRESENTAÇÃO
A Escola Estadual 12 de Abril por meio do Programa de Inclusão e Apoio ao aluno PNEE, Portadores de Necessidades Educacionais Especiais, neste ano letivo de 2008, concretiza ações colaborativas com duas salas de recursos com serviços de natureza pedagógica que destinam-se aos alunos com necessidades educacionais especiais, matriculados no ensino regular e serão atendidos em classes comuns e sala de recursos no período oposto. Objetivando trabalhar as necessidades especiais e favorecer a eficiência cooperativa entre Aluno Professor e Família no processo educativa.
O pressuposto subjacente aqui apresentado é o princípio da construção de uma sociedade inclusiva, ou seja, a valorização da diversidade como agente de transformação da consciência social. E desta forma dá-se, voz a pessoa com necessidades educacionais especiais de maneira a viabilizar a participação social e o exercício da cidadania.
Na área educacional, a Constituição de 1988 deu primazia ao atendimento do portador de deficiência na rede regular de ensino, política mais tarde reafirmada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei Nº. 9394/96. Embora possa ser considerado um avanço, tal política educacional continuou a se pautar pela visão das pessoas normais e as se desviam desse padrão devem ser preparadas, normalizadas para o convívio social.
Tema: Apoio a Educação Inclusiva, através da “ Sala de Recurso”
FORMAS DE TRABALHO
v Encontros Individuais
v Reunião com professores do Ensino Regular
v Orientação familiar através de reuniões para esclarecer sobre a deficiência e orientar quanto aos procedimentos necessários para educação do seu filho.
v Apoio Especializado sempre que necessário.
Objetivos:
Ø Montar projetos para desenvolver durante o ano.
Ø Conhecer a estrutura dos projetos;
Ø Incentivar trabalhos de pesquisa em equipes;
Ø Privilegiar a digitação dos trabalhos pelos próprios alunos da equipe no laboratório da escola.
Ø Melhorar a comunicação através da apresentação do trabalho em sala de aula.
CARACTERIZAÇÃO DAS TURMAS
As turmas a serem contempladas com a sala de recursos são 02 (duas). Alunos com idades variadas apresentando dificuldades distúrbios variados na efetivação da aprendizagem. Uns com maiores e outros com menores problemas na aquisição da leitura e escrita. Dentre essas dificuldades, pode-se perceber que a maioria desses alunos demonstra interesse em aprender, mas se sentem impotentes diante ao estímulo recebido por falta de um projeto que contemple a integração associando a auto-estima desses educandos gradativamente de modo a efetivar o aprendizado dentro das possibilidades e limitação de cada aluno.
O trabalho será desenvolvido e aplicado na sala de recurso no período matutino pela professora Leoni Machado e no periodo vespertino pela professora Maria da Luz Almeida da Silva, cuja Formação e Habilitação é Licenciatura Plena em pedagogia e Pós Graduação em Didaticas do Ensino Superior.
JUSTIFICATIVA
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394 de 20 de dezembro de 1996, em seu Artigo 58, refere à Educação Especial da seguinte forma “Entende-se por Educação Especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais”.
1º - “Deverá, ter serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial”.O que temos presenciado nos últimos anos são Instituições não Governamentais tentando atender estes alunos, mas os gastos com os profissionais acabam gerando gastos para a Secretaria de Estado de Educação. As citadas Instituições estão imbuídas de boa vontade no que toca atender os alunos com necessidades especiais, porém o que temos presenciado é a transferência do problema individual para um coletivo, que nem sempre há profissionais preparados para lidar com situações adversas das encontradas nos seus lares e meio onde convivem.
A campanha do Governo Federal através do Ministério da Educação volta seu olhar para a necessidade da inclusão social. O processo de inclusão só ocorrerá a partir do momento que as unidades escolares públicas assumirem o compromisso. E este compromisso só será assumido na íntegra a partir do momento que houver vontade legitimada por profissionais dispostos a estudarem as causas, prepararem profissionalmente, ousar em sala de aula com metodologias que levem estes alunos viverem seu mundo na realidade da escola pública, proporcionando-lhes momentos de lazer, encontro com a comunidade escolar como um todo, pessoas que em princípios são iguais a eles, mas que sempre receberem tratamento diferenciado, longe da realidade do colega portador de necessidade especial, fazer com que ele perceba que é capaz. O estigma da deficiência, anexada a falta de preparo dos pais e parentes para lidarem com a situação faz com que estas pessoas vivam uma outra realidade.
Verificamos em nossa cidade a triste realidade de crianças, jovens e adultos portadores de necessidade especial vivendo a margem da realidade da família, sua válvula de escape é a escola.
A Escola Estadual 12 de Abril tem recebido alunos que a APAE, dá por encerrada a etapa de permanência dos mesmos na Instituição, e a adaptação deles juntos aos alunos do Ensino Fundamental, séries final e Ensino Médio, torna-se um desafio, levando-o ter atitudes de defesa, pois até então ele conviveu com semelhantes que igual a ele era tratado de forma diferenciada. Estes alunos têm encontrado dificuldades que na medida do possível são superadas as mesmas, e hoje já temos alunos remanescentes da Escola Especial que estão no Ensino Médio. O que a Escola busca com a Sala de Recurso atendimento especializado a um grupo de alunos que estamos recebendo neste ano de 2008 e outro que estão conosco há mais tempo. A Escola tem buscado alternativas para trabalhar com alunos de 5ª a 8ª série, através de Projetos, horas atividades e atendimento na Sala de Recurso à aqueles que apresentam déficit na aprendizagem nas salas regulares, bem como os alunos em Dependência, os trabalhos serão desenvolvidos por professores e coordenadores. A Inclusão, já é uma realidade Desde 2005, os estudantes da Escola Estadual 12 de Abril na rede estadual que apresentam algum tipo de dificuldade, seja por alguma deficiência ou distúrbio psicossocial, freqüentam as mesmas escolas que os demais estudantes — recebendo, porém, uma atenção diferenciada através de atividades realizadas na Sala de Recurso e ou na Escola Especial Renascer (APAE), localizado em Terra Nova do Norte -MT. Na APAE, uma equipe multidisciplinar trabalha com cada aluno individualmente, possibilitando que ele se desenvolva e consiga acompanhar o restante da turma.A educação especial é um assunto inesgotável, por isso os professores precisam sempre participar de capacitações para melhorarem seu desempenho pedagógico no processo ensino-aprendizagem. Pretendemos fazer a Inclusão Social proporcionando aos portadores de necessidades especiais e deficiência na aprendizagem, dignidade, direito de aprender ou entender o processo pelo qual estão passando, auxiliar os pais na dura jornada de cuidar de alguém que na concepção da sociedade não é “normal”, dizer a eles e seus familiares que nós enquanto Instituição Pública de Ensino e profissionais da mesma ou aceitamos como são, fazendo de nossa parte o melhor para que se sintam integrado e tenham acesso a cultura e direito de serem independentes, na medida do possível. Segundo Russeau (1999 – pág. 189) “É um espetáculo grandioso e belo ver o homem sair, por seu próprio esforço, a bem do nada; dissipar, por meio das luzes de sua razão, as trevas nas quais o envolveu a natureza; elevar-se acima de si mesmo, lançar-se pelo espírito, às regiões celestes; percorrer com passos de gigante, como o sol, a vasta extensão do universo; e, o que é ainda maior e mais difícil, penetrar em si mesmo para estudar o homem e conhecer sua natureza, seus deveres e seu fim”.
OBJETIVO GERAL:
Estimular o educando portador de necessidades educativas especiais a adotar novas formas de relacionamento, hábitos e atitudes, integrando-se no meio sociais e interagindo como sujeito capaz de reagir aos estímulos de elevação da auto-estima, melhorando assim sua condição da vida e convívio da melhor maneira possível. Conscientizando sobre o valor da família na vida de uma pessoa e também sobre a importância de saber ler e escrever.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
O objetivo será subsidiar o atendimento regular aos chamados alunos especiais, transformando a escola em espaço inclusivo e de qualidade, que valorizem as diferenças sociais, culturais, físicas e emocionais.
Dar suporte ao aluno com dificuldades de aprendizagem para que integre-se ao meio social, aprendendo a relacionar-se com as diversidades e com isso, adquirir experiências para perceber a escrita e a leitura não só do alfabeto mas do mundo. Desenvolver metodologias voltadas para as deficiências dos alunos conforme as dificuldades de cada um, dando oportunidades aos alunos portadores de necessidades especiais, patológicas ou de aprendizagem, de ingressarem no ensino regular, vivenciando e trocando experiências, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades e competências dentro das limitações de cada um.
METODOLOGIA
Na Escola Estadual 12 de Abril, a Inclusão se dará pela aceitação de matrícula de alunos de necessidades educacionais especiais, portadores de deficiência visual bem como mental leve, em salas de Ensino Fundamental Regular e 5ª a 8ª séries e Ensino Médio.
Os conteúdos a serem ministrados são os mesmos constantes na Matriz Curricular, porém com o olhar atento aos portadores de necessidades educacionais especiais, para que, os conteúdos não assimilados sejam trabalhados com estratégias diferenciadas e através de projetos, na sala de recurso pela professora responsável de acordo com o cronograma de atendimento.
PROPOSTAS DIDÁTICAS PEDAGÓGICAS
Considerando que a clientela a ser atendida na sala de recursos são alunos pré-adolescentes, jovens e adultos com dificuldades na aprendizagem ou alunos portadores de necessidades educacionais especiais essa proposta é útil não somente para os educandos portadores de alguma deficiência, mas, sobretudo, para todos os alunos com dificuldade comprovada.
DURAÇÃO DO PROJETO
A execução deste Projeto se dará a princípio em um ano letivo com possibilidade de se estender por mais um ano de acordo com as necessidades do aluno até que a aprendizagem atenda aos objetivos propostos.
RECURSOS
Considerando os níveis de dificuldades dos alunos, os trabalhos serão realizados de acordo com as necessidades de aprendizado. A escola dispõe de um acervo bibliográfico possível de atender as demandas e as necessidades específicas; videoteca com 385 fitas que atende todas as áreas do conhecimento; sala de vídeo, sala de ciências, ginásio de esportes, quadra esportiva descoberta e Laboratório de Informática (LIED). Será disponibilizado o seguinte material:
- Computadores - Impressora - CD - Disquete - Data Schow - DVD - Internet
- Tintas - Pincéis - Folhas de papel sulfite - Cartolinas - Isopor - Canetinhas
- Pincéis atômicos - Jogos de: damas, dominó, xadrez, memória, baralho.
- Material reciclável - Fósforo - Pedrinhas - Palitos - Borrachas - Canetas, Lápis, cola e Réguas - Calculadoras - Cadernos - Revistas - Fitas de Vídeo e Livros
- Dicionários - Compasso - Tesouras - Bolas - E outros materiais que os alunos poderão trazer de casa.
RECURSOS HUMANOS
- Direção, Coordenação, professores, Merendeira, apoio e manutenção, Técnico Administrativo, Profissionais Especializados como: Fonoaudiologia, Fisioterapia e Psicologia.
DA AVALIAÇÃO
A professora que estará atendendo na sala de recurso pautará seu atendimento em projeto elaborado em conjunto com os professores que atendem os alunos nos períodos normais de aulas.
O Planejamento elaborado em conjunto terá por objetivo detectar as dificuldades dos alunos e em que ponto é possível melhorar seu desenvolvimento. A professora terá que conhecer a cada um dos alunos, para isso deverá fazer um estudo sócio econômico junto aos familiares dos mesmos.
A avaliação será individual. Com registro em fichas e com reuniões mensais com os professores dos alunos. A reunião servirá para avaliar o rendimento dos atendidos e reformular proposta caso seja necessário.
No final do ano, nas pastas do aluno deverá constar a Ficha Resumo de todas as atividades realizadas e avaliação final da professora da sala de recurso e professores que atendem os alunos no dia-a-dia.
DA PROMOÇÃO
O aluno que atingir a efetividade na aprendizagem dentro da proposta de trabalho poderá ser promovido para série subseqüente. Sendo garantido direito de transferir-se uma escola para outra com a ficha descritiva de avaliação.
CAPACITAÇÃO
Devido o projeto ser de aluno inovador, os professores participarão de cursos de capacitação dentro e fora da escola de acordo com a necessidade, bem como a inclusão de outros professores se voluntários.
PROPOSTA CURRICULAR
Os conteúdos programáticos a serem colocados em prática são divididos em três áreas de conhecimentos e suas tecnologias:
a) Linguagem, códigos e suas tecnologias;
b) Ciências da natureza e suas tecnologias;
c) Ciências sociais e suas tecnologias.
MATRIZ CURRICULAR
Linguagem, código e suas tecnologias:
1 – Língua Portuguesa:
a) Alfabetização e Letramento.
b) No campo da linguagem oral: narração, descrição, dramatização, leitura oral, poemas, contos.
Linguagem escrita: leitura e escrita do nome e sobrenome, identificação de letras, sílabas, palavras e textos, interpretação e produção de textos, estilos literários, vocabulário, ordem alfabética, classes gramaticais, acentuação gráfica e tonicidade das palavras, ortografia, bilhetes, convites, cartas, rótulos, jornais, anúncios, lista de compras e de nomes.
2 – Artes: músicas, lendas, parlendas, história da literatura infantil, literatura de cordel, repente, eventos culturais, teatro, fantoche, confecção de brinquedos, brincadeiras antigas, lazer, comemorações.
3 – Educação Física: Equilíbrio, Flexibilidade, Atenção, Coordenação Motora Ampla, dança, corrida, corrida do saco, salto a distância, salto a altura, amarelinha, queima, pula corda, adivinhação, mímica, estátua, jogos recreativos.
4 – Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
a) Matemática: Raciocínio Lógico e Percepções, representações, leitura e escrita dos números naturais, decomposição dos números pares e ímpares, conjuntos, seriação, classificação, ordenação, símbolos matemáticos, números ordinais, problematização, as quatro operações fundamentais, classes, ordem, medidas de tempo, capacidade, cumprimento, sistema monetário, temperatura e massa, geometria, espaço, dimensão, forma bi e tri dimensionais, dados, tabelas, gráficos, formulários.
b) Órgãos do Sentido: Corpo humano e seu funcionamento, alimentação, elementos da natureza, poluição, ecossistemas, receita culinária, prevenção do meio ambiente, cuidado com lixo, reciclagem, higiene pessoal e corporal, prevenção e saúde.
5 – Ciências Sociais e Suas Tecnologias:
a) História: O ser humano como responsável pela historia, História do município, bibliografias, organização familiar, migração, cultura, datas comemorativas, novas tecnologias.
b) Geografia: O ser humano como agente modificador da natureza, planeta terra, origem, identificação do aluno, localização de sua casa e da escola, no município e estado, pontos turísticos, trânsito.
c) Filosofia/Ensino Religioso: Ética e Cidadania, organização familiar, direitos civis, políticos e sociais, sociedade, segurança no trabalho, mercado de trabalho, profissões.
Professoras: MARIA DA LUZ ALMEIDA E LEONI MACHADO
Coordenadora Pedagógica: Mª APARECIDA F. BUSS E MARISTELA GARCIA
Diretora : Maria Célia Rodrigues Antunes

Algumas atividades desenvolvidas com os alunos na SALA DE RECURSO




sábado, 18 de outubro de 2008

Poesia Ilustrada


Atividades do Curso Linux Educacional


Velhas Árvores
(Olavo Bilac)

Olha estas velhas árvores, mais belas

do que as árvores moças, mais amigas,

tanto mais belas quanto mais antigas,

Vencedoras da idade e das procelas...

O homem, a fera e o inseto,à sombra delas

vivem, livres da fome de fadigas:

E em seus galhos abrigam-se as cantigas

E os amores das aves tagarelas.

Não choremos, amigo, a mocidade!

Envelheçamos rindo. Envelheçamos

como as árvores fortes envelhecem,

na gloria de alegria e de bondade,

agasalhando os pássaros nos ramos,

dando sombra e consolo aos que padecem!

Professora Aluna: Maria da Luz Almeida

Texto minhas experiencias com as novas tecnologias:


De Volta as Raízes.

O que vou contar aconteceu comigo numa cidadezinha chamada Candói, no Estado do Paraná. Tinha cinco anos de idade, morava numa casa de estuque no meio de uma fazenda, tudo o que via era animais e mato o único contato que tinha com peesoas era os que moravam em casa, nunca tinha visto um carro, pois o único meio de transporte era através de animal.
Minha família mudou-se para cidade de Guarapuava imaginem o meu espanto (carros, luzes, casas umas encima das outras), foi estonteante. Na casa em fomos morar tinha energia eletrica, conheci rádio, televisão, porem nós não tinhamos sem contar que meus pais não deixavam assistir, entre outras coisas a propria casa era de madeira com assoalho...tudo era novidade.
O tempo foi passando e minha família mudou-se para mundo novo Mato Grosso do sul: Pensei finalmente de volta as origens, lugar pequeno com aspectos bem mais voltado para coisas que eram do meu conhecimento, “natureza coisas simples”. O único automovel que tinha na cidade era um jipe. Completei sete anos fui para a escola, aprendi a ler e escrever, comecei a conhecer o mundo através dos livros e revistas, porém meus pais não deixavam ler revistas principalmente as de fotonovelas, quantas dessas revista forraram meu colçhão. Assim como eu a cidade também cresceu mas em menor proporção, estava na setima série ainda não tinhamos TV, muitas vezes matei aula para assistir a novela “Cuca Legal” numa vizinha perto da escola. Como toda a cidade pequena chegou o momento em que já não tinha mais estudo para mim, então fui para o Rio de Janeiro de novo ao extremo quanta novidade e eu apenas “uma caipirinha” com o passar do tempo fui adquirindo novas experiências, no entanto sentia que as minha raízes estavam longe, foi então que tive que utilizar da tecnologia mais acessivel o telefone... tinha perdido o endereço da minha filha que ficaram em Mato Grosso do Sul, foi através do telefone que consegui localizá-los em Mato Grosso numa cidadezinha chamada Terra Nova do Norte, que na época tinha apenas um posto telefônico, não tinha energia eletrica, tinha apenas a Escola Estadual 12 de Abril, o que tinha muito era hospitais pois a economia da cidade era gerida pelo garimpo e por consequencia disso os garimpeiros eram acometidos de varias doenças entre muitas a malaria era a que mais derrubavam a polução muitos nem sobreviveram a ela.
Assim como eu a cidade foi se desenvolvendo, hoje Terra Nova já é comarca temos acesso a telefonia celular, internet entre outras tecnologias. E foi assim através da internet, que após 40 anos consegui localizar o restante da família que ficou em Candói no Estado do Paraná.



Maria da Luz Almeida da Silva

Projeto Inter disciplinar "CIÊNCIAS E SAÚDE"

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ESCOLA ESTADUAL 12 DE ABRIL
“Bons hábitos de alimentação,higiene e lazer”.
fazem com que os seres humanos tenham
uma excelente saúde.”

PROJETO INTERDISCIPLINAR “CIÊNCIAS E SAÚDE”
Professoras : Maria da Luz Almeida da Silva
Emmannuelle Locatelli de Oliveira
LIED 12 de Abril: Diego Fernando Herman
TERRA NOVA DO NORTE _ MT _ 2008
IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA : ESTADUAL 12 DE ABRIL
Avenida 12 de Abril Nº. 5869 – Centro
Terra Nova do Norte – MT
CNPJ: 01.624.171/0001-07
Telefone (código de acesso 66) 3534 1217
E-Mail: eedozedeabril@hotmail.com.br
Diretora: Maria Célia Rodrigues Antunes
Modalidades de Ensino Oferecidas: Educação Básica e Médio não Profissionalizante
Decreto de Criação Lei 1840/82
Autorizado pela Resolução Nº. 256/2002
Reconhecido pela Portaria Nº. 256/2002
Ensino Fundamental Autorizado pela Resolução Nº. 256/2002
Reconhecido pela Portaria nº. 256/2002
Disciplinas: Linguagem, Matemática, códigos e suas tecnologias;
Ciências Sociais e da natureza e suas tecnologias;
Professores: Maria da Luz Almeida da Silva
Emmanuelle Locatelli de Oliveira
Colaborador LIED: Diego Fernando Herman
Turma: 6ª. Série A do Ensino Básico
Turno: Matutino
Período: De 28 de Julho de 2008 a 19 de Novembro de 2008
Ano letivo: 2008
APRESENTAÇÃO
O Projeto Ciências e saúde será o resultado da interação professor, aluno e tecnologia. O ponto de partida são os conteúdos trabalhados com os alunos da 6ª série A no 2° semestre de 2008 na Disciplina de Ciências, Matemática e Informatica Educativa. O trabalho será elaborado e desenvolvido de forma dinâmica promovendo o desenvolvimento dos alunos. Todo o processo transcorrerá de forma prazerosa e rica permitindo as crianças a explorarem novas possibilidades de aprendizagem.
JUSTIFICATIVA
A finalidade da educação não é apenas formar trabalhadores, mas sim individuos completos dotados de competencias e habilidades mais amplas e profundas, capazes de aprender a aprender e convencidos da necessidade de aperfeiçoar continuamente seus conhecimentos. É preciso contribuir para a formação de individuos autonomos, com capaciade de adaptar-se a mudanças constante e de enfrentar permanentemente novos desafios.
A escola por ser veículo e instrumento de aquisição do crescimento intelectual do educando deve proporcionar meios para que tais veículos e instrumentos sejam utilizados da melhor maneira possível, já que contamos com auxílios de grande valia tanto da parte humana quanto da parte tecnológica. Vale ressaltar que tudo que se realizará nesse projeto, anteriormente foi estudado e planejado pelos alunos em sala de aula dando ênfase as doenças causadas por vírus; bactérias; fungos e protozóarios, doenças que afetam o corpo humano como um todo.
Após detectado que essas doenças aparentemente comuns podem chegar a ser fatal, se não prevenida e ou tratada de forma correta, empenhou-se em estudar meios para que soluções fossem encontradas. Concluida as pesquisas sobre as doenças e suas incidencias no Brasil e regiões Foi definido que se trabalharíamos o Projeto “Ciências e Saúde” focando Linguagem, Matemática, Ciências Sociais e da natureza, códigos e suas tecnologias; de forma interdisciplinar com o auxilio da Informatica Educativa atravéz do Laboratório de Informatica Educativa (LIED) da referida Escola. Tendo em vista que os alunos gostam de ver seus trabalhos prontos, mesmo que ainda não impressos, com o sentimento de terem construído algo importante.
Ao priorizar a construção do conhecimento pelo fazer e pensar do aluno, o papel do professor é mais o de facilitador, orientador, incentivador da aprendizagem. Para tanto os docentes fazem uso de diversos recurso didáticos para atingir seus objetivos em seu trabalho pedagógico, tais como: Calculadora; Livros didaticos e paradidaticos; jornais, revistas e folhetos de propagandas; videos; computadores; internet; jogos, etc.
OBJETIVOS GERAL
Pensar a Escola como um local onde se aprende, ou seja, "... um lugar onde as pessoas descobrem continuamente como criar sua realidade e como podem modificá-la." Divulgando, alertando e conscientizando os alunos e a escola como um todo sobre as doenças que afetam os seres humanos e que muitas vezes podem levar a morte.
Construir procedimentos para coletar, organizar, representar e interpretar dados, compreedendo os graficos como forma eficiente de comunicação, analise e informações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Valorizar a pluralidade de manifestação cultural; Adotar atitudes de respeito mútuo e solidariedade em quaisquer situações lúdicas; Expressar sentimentos, sonhos, desejos, idéias e ideais; Compartilhar experiências; Adotar atitudes de repúdio ao ócio, ao vicio, agressividade, desânimo,etc
Sentir-se capaz de criar, elevando a auto-estima;
Trabalhar de forma coletiva;
Aumentar o desejo de auto-superação;
Vivenciar a integração de conteúdos;
Explorar os computadores do LIED, utilizando os programas: BrOffice.org.Writer, BrOffice.org.Impress, BrOffice.org.Calc, Internet, etc.
Utilizar-se de mais um tipo de linguagem oferecido pela tecnologia atual;
Saber expressar suas idéias e sentimentos numa perspectiva de interação social, utilizando-se da máquina, isenta de sentimentos;
Desenvolver seu potencial de criatividade através da experimentação...
Desenvolver a capacidade de múltiplos olhares, representações e interpretações do mundo...
Ler e construir tabelas com a frequencia em porcentagem
Construir e interpretar graficos de barras, de setores, etc.
Analizar e interpretar graficos.
Calcular e interpretar média aritimética simples, ponderada e moda.
Concientizar a comunidade escolar sobre a importancia das vacinas e da prevenção.
METODOLOGIA
Leitura dos conteúdos dos livros didáticos
Interpretação oral e escrita dos textos
Pesquisa em revistas, jornais e Internet
Trabalho dos alunos no Writer , Impress, e Calc.
Site Google, Wikepédia entre outros.
CRONOGRAMA
Informatica / Diego e Mª da Luz
LIED / E.E. 12 de Abril
31/07/08
Informatica/ Diego e Mª da Luz
LIED / E.E. 12 de Abril
14/08/08
Ciencias / Mª da Luz e Diego
LIED / E.E. 12 de Abril
28/08/08
Ciencias / Mª da Luz e Diego
LIED / E.E. 12 de Abril
11/09/08
Ciencias / Mª da Luz, Diego e Emmannuelle
NTM / Nucleo Tecnologico Municipal
15/09/08
Matematica / Emmannuelle, Diego e Mª da Luz
NTM / Nucleo Tecnologico Municipal
16/09/08
Matematica / Emmannuelle e Diego
LIED / E.E. 12 de Abril
18/09/08
Matematica / Emmannuelle e Diego e Mª da Luz
LIED / E.E. 12 de Abril
22/09/08
Matematica, Ciencias e Informatica / Emmannuelle e Diego
NTM / Nucleo Tecnologico Municipal
25/09/08
Ciencias, Matematica e Informatica / Emmannuelle, Diego e Mª da Luz
NTM / Nucleo Tecnologico Municipal
25/09/08
Ciencias, Matematica e Informatica /
Emmannuelle, Diego e Mª da Luz
NTM / Nucleo Tecnologico Municipal
09/10/08
Ciencias, Matematica e Informatica /
Emmannuelle, Diego e Mª da Luz
NTM / Nucleo Tecnologico Municipal
09/10/08
AVALIAÇÃO
A avaliação dos alunos no decorrer do Projeto de leitura e construção observar-se-á em todos os momentos a assiduidade dos alunos e será um processo continuo que contemplarão momentos de trabalho individual e em grupo, atividades de expressão escrita e oral. Como produtos para avaliação os alunos deverão realizar as leituras propostas, produzir os textos pedidos, e construir slides. Durante a execução do projeto, mais uma vez vejo que os trabalhos interdisciplinares causam um ganho coletivo, ou seja, um professor ajuda o colega, não somente na parte pedagógica, mas também na motivação dos alunos e convencimento da importância da realização dos trabalhos em sala de aula e na sala de informática.
acessado no dia 23/09/08
http://images.google.com.br/

Desenvolvimento do Projeto Interdisciplinar "CIÊNCIAS E SAÚDE"
No LIED da Escola Estadual "12 de Abril"

Pesquisando na Internet as doenças causadas por Virús, Bactérias e Protozoários, buscando informações e imagens para as Apresentações.

Projeto Aquarela

Projeto Aquarela ApresentaçãO 2007
From: maratnn2008, 2 days ago



Trabalho realizado com alunos da Sala de Recurso da Escola Estadual "12 de Abril" em Terra Nova do Norte - MT

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Eu sou uma gota no Oceano mas sou feliz no que faço e sempre peço a Deus para fazer o melhor.....