sábado, 18 de outubro de 2008

Projeto Inter disciplinar "CIÊNCIAS E SAÚDE"

http://widget-2d.slide.com/widgets/slideticker.swf" type="application/x-shockwave-flash" quality="high" scale="noscale" salign="l" wmode="transparent" flashvars="cy=bb&il=1&channel=2522015791341744941&site=widget-2d.slide.com" style="width:400px;height:320px" name="flashticker" align="middle">




ESCOLA ESTADUAL 12 DE ABRIL
“Bons hábitos de alimentação,higiene e lazer”.
fazem com que os seres humanos tenham
uma excelente saúde.”

PROJETO INTERDISCIPLINAR “CIÊNCIAS E SAÚDE”
Professoras : Maria da Luz Almeida da Silva
Emmannuelle Locatelli de Oliveira
LIED 12 de Abril: Diego Fernando Herman
TERRA NOVA DO NORTE _ MT _ 2008
IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA : ESTADUAL 12 DE ABRIL
Avenida 12 de Abril Nº. 5869 – Centro
Terra Nova do Norte – MT
CNPJ: 01.624.171/0001-07
Telefone (código de acesso 66) 3534 1217
E-Mail: eedozedeabril@hotmail.com.br
Diretora: Maria Célia Rodrigues Antunes
Modalidades de Ensino Oferecidas: Educação Básica e Médio não Profissionalizante
Decreto de Criação Lei 1840/82
Autorizado pela Resolução Nº. 256/2002
Reconhecido pela Portaria Nº. 256/2002
Ensino Fundamental Autorizado pela Resolução Nº. 256/2002
Reconhecido pela Portaria nº. 256/2002
Disciplinas: Linguagem, Matemática, códigos e suas tecnologias;
Ciências Sociais e da natureza e suas tecnologias;
Professores: Maria da Luz Almeida da Silva
Emmanuelle Locatelli de Oliveira
Colaborador LIED: Diego Fernando Herman
Turma: 6ª. Série A do Ensino Básico
Turno: Matutino
Período: De 28 de Julho de 2008 a 19 de Novembro de 2008
Ano letivo: 2008
APRESENTAÇÃO
O Projeto Ciências e saúde será o resultado da interação professor, aluno e tecnologia. O ponto de partida são os conteúdos trabalhados com os alunos da 6ª série A no 2° semestre de 2008 na Disciplina de Ciências, Matemática e Informatica Educativa. O trabalho será elaborado e desenvolvido de forma dinâmica promovendo o desenvolvimento dos alunos. Todo o processo transcorrerá de forma prazerosa e rica permitindo as crianças a explorarem novas possibilidades de aprendizagem.
JUSTIFICATIVA
A finalidade da educação não é apenas formar trabalhadores, mas sim individuos completos dotados de competencias e habilidades mais amplas e profundas, capazes de aprender a aprender e convencidos da necessidade de aperfeiçoar continuamente seus conhecimentos. É preciso contribuir para a formação de individuos autonomos, com capaciade de adaptar-se a mudanças constante e de enfrentar permanentemente novos desafios.
A escola por ser veículo e instrumento de aquisição do crescimento intelectual do educando deve proporcionar meios para que tais veículos e instrumentos sejam utilizados da melhor maneira possível, já que contamos com auxílios de grande valia tanto da parte humana quanto da parte tecnológica. Vale ressaltar que tudo que se realizará nesse projeto, anteriormente foi estudado e planejado pelos alunos em sala de aula dando ênfase as doenças causadas por vírus; bactérias; fungos e protozóarios, doenças que afetam o corpo humano como um todo.
Após detectado que essas doenças aparentemente comuns podem chegar a ser fatal, se não prevenida e ou tratada de forma correta, empenhou-se em estudar meios para que soluções fossem encontradas. Concluida as pesquisas sobre as doenças e suas incidencias no Brasil e regiões Foi definido que se trabalharíamos o Projeto “Ciências e Saúde” focando Linguagem, Matemática, Ciências Sociais e da natureza, códigos e suas tecnologias; de forma interdisciplinar com o auxilio da Informatica Educativa atravéz do Laboratório de Informatica Educativa (LIED) da referida Escola. Tendo em vista que os alunos gostam de ver seus trabalhos prontos, mesmo que ainda não impressos, com o sentimento de terem construído algo importante.
Ao priorizar a construção do conhecimento pelo fazer e pensar do aluno, o papel do professor é mais o de facilitador, orientador, incentivador da aprendizagem. Para tanto os docentes fazem uso de diversos recurso didáticos para atingir seus objetivos em seu trabalho pedagógico, tais como: Calculadora; Livros didaticos e paradidaticos; jornais, revistas e folhetos de propagandas; videos; computadores; internet; jogos, etc.
OBJETIVOS GERAL
Pensar a Escola como um local onde se aprende, ou seja, "... um lugar onde as pessoas descobrem continuamente como criar sua realidade e como podem modificá-la." Divulgando, alertando e conscientizando os alunos e a escola como um todo sobre as doenças que afetam os seres humanos e que muitas vezes podem levar a morte.
Construir procedimentos para coletar, organizar, representar e interpretar dados, compreedendo os graficos como forma eficiente de comunicação, analise e informações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Valorizar a pluralidade de manifestação cultural; Adotar atitudes de respeito mútuo e solidariedade em quaisquer situações lúdicas; Expressar sentimentos, sonhos, desejos, idéias e ideais; Compartilhar experiências; Adotar atitudes de repúdio ao ócio, ao vicio, agressividade, desânimo,etc
Sentir-se capaz de criar, elevando a auto-estima;
Trabalhar de forma coletiva;
Aumentar o desejo de auto-superação;
Vivenciar a integração de conteúdos;
Explorar os computadores do LIED, utilizando os programas: BrOffice.org.Writer, BrOffice.org.Impress, BrOffice.org.Calc, Internet, etc.
Utilizar-se de mais um tipo de linguagem oferecido pela tecnologia atual;
Saber expressar suas idéias e sentimentos numa perspectiva de interação social, utilizando-se da máquina, isenta de sentimentos;
Desenvolver seu potencial de criatividade através da experimentação...
Desenvolver a capacidade de múltiplos olhares, representações e interpretações do mundo...
Ler e construir tabelas com a frequencia em porcentagem
Construir e interpretar graficos de barras, de setores, etc.
Analizar e interpretar graficos.
Calcular e interpretar média aritimética simples, ponderada e moda.
Concientizar a comunidade escolar sobre a importancia das vacinas e da prevenção.
METODOLOGIA
Leitura dos conteúdos dos livros didáticos
Interpretação oral e escrita dos textos
Pesquisa em revistas, jornais e Internet
Trabalho dos alunos no Writer , Impress, e Calc.
Site Google, Wikepédia entre outros.
CRONOGRAMA
Informatica / Diego e Mª da Luz
LIED / E.E. 12 de Abril
31/07/08
Informatica/ Diego e Mª da Luz
LIED / E.E. 12 de Abril
14/08/08
Ciencias / Mª da Luz e Diego
LIED / E.E. 12 de Abril
28/08/08
Ciencias / Mª da Luz e Diego
LIED / E.E. 12 de Abril
11/09/08
Ciencias / Mª da Luz, Diego e Emmannuelle
NTM / Nucleo Tecnologico Municipal
15/09/08
Matematica / Emmannuelle, Diego e Mª da Luz
NTM / Nucleo Tecnologico Municipal
16/09/08
Matematica / Emmannuelle e Diego
LIED / E.E. 12 de Abril
18/09/08
Matematica / Emmannuelle e Diego e Mª da Luz
LIED / E.E. 12 de Abril
22/09/08
Matematica, Ciencias e Informatica / Emmannuelle e Diego
NTM / Nucleo Tecnologico Municipal
25/09/08
Ciencias, Matematica e Informatica / Emmannuelle, Diego e Mª da Luz
NTM / Nucleo Tecnologico Municipal
25/09/08
Ciencias, Matematica e Informatica /
Emmannuelle, Diego e Mª da Luz
NTM / Nucleo Tecnologico Municipal
09/10/08
Ciencias, Matematica e Informatica /
Emmannuelle, Diego e Mª da Luz
NTM / Nucleo Tecnologico Municipal
09/10/08
AVALIAÇÃO
A avaliação dos alunos no decorrer do Projeto de leitura e construção observar-se-á em todos os momentos a assiduidade dos alunos e será um processo continuo que contemplarão momentos de trabalho individual e em grupo, atividades de expressão escrita e oral. Como produtos para avaliação os alunos deverão realizar as leituras propostas, produzir os textos pedidos, e construir slides. Durante a execução do projeto, mais uma vez vejo que os trabalhos interdisciplinares causam um ganho coletivo, ou seja, um professor ajuda o colega, não somente na parte pedagógica, mas também na motivação dos alunos e convencimento da importância da realização dos trabalhos em sala de aula e na sala de informática.
acessado no dia 23/09/08
http://images.google.com.br/

Desenvolvimento do Projeto Interdisciplinar "CIÊNCIAS E SAÚDE"
No LIED da Escola Estadual "12 de Abril"

Pesquisando na Internet as doenças causadas por Virús, Bactérias e Protozoários, buscando informações e imagens para as Apresentações.

Nenhum comentário:

Projeto Aquarela

Projeto Aquarela ApresentaçãO 2007
From: maratnn2008, 2 days ago



Trabalho realizado com alunos da Sala de Recurso da Escola Estadual "12 de Abril" em Terra Nova do Norte - MT

SlideShare Link

PLANEJAR E CONSTRUIR

PLANEJAR E CONSTRUIR
SONHE, PROJETE E REALIZE

Quem sou eu

Minha foto
Eu sou uma gota no Oceano mas sou feliz no que faço e sempre peço a Deus para fazer o melhor.....