sábado, 18 de outubro de 2008

Poesia Ilustrada


Atividades do Curso Linux Educacional


Velhas Árvores
(Olavo Bilac)

Olha estas velhas árvores, mais belas

do que as árvores moças, mais amigas,

tanto mais belas quanto mais antigas,

Vencedoras da idade e das procelas...

O homem, a fera e o inseto,à sombra delas

vivem, livres da fome de fadigas:

E em seus galhos abrigam-se as cantigas

E os amores das aves tagarelas.

Não choremos, amigo, a mocidade!

Envelheçamos rindo. Envelheçamos

como as árvores fortes envelhecem,

na gloria de alegria e de bondade,

agasalhando os pássaros nos ramos,

dando sombra e consolo aos que padecem!

Professora Aluna: Maria da Luz Almeida

Texto minhas experiencias com as novas tecnologias:


De Volta as Raízes.

O que vou contar aconteceu comigo numa cidadezinha chamada Candói, no Estado do Paraná. Tinha cinco anos de idade, morava numa casa de estuque no meio de uma fazenda, tudo o que via era animais e mato o único contato que tinha com peesoas era os que moravam em casa, nunca tinha visto um carro, pois o único meio de transporte era através de animal.
Minha família mudou-se para cidade de Guarapuava imaginem o meu espanto (carros, luzes, casas umas encima das outras), foi estonteante. Na casa em fomos morar tinha energia eletrica, conheci rádio, televisão, porem nós não tinhamos sem contar que meus pais não deixavam assistir, entre outras coisas a propria casa era de madeira com assoalho...tudo era novidade.
O tempo foi passando e minha família mudou-se para mundo novo Mato Grosso do sul: Pensei finalmente de volta as origens, lugar pequeno com aspectos bem mais voltado para coisas que eram do meu conhecimento, “natureza coisas simples”. O único automovel que tinha na cidade era um jipe. Completei sete anos fui para a escola, aprendi a ler e escrever, comecei a conhecer o mundo através dos livros e revistas, porém meus pais não deixavam ler revistas principalmente as de fotonovelas, quantas dessas revista forraram meu colçhão. Assim como eu a cidade também cresceu mas em menor proporção, estava na setima série ainda não tinhamos TV, muitas vezes matei aula para assistir a novela “Cuca Legal” numa vizinha perto da escola. Como toda a cidade pequena chegou o momento em que já não tinha mais estudo para mim, então fui para o Rio de Janeiro de novo ao extremo quanta novidade e eu apenas “uma caipirinha” com o passar do tempo fui adquirindo novas experiências, no entanto sentia que as minha raízes estavam longe, foi então que tive que utilizar da tecnologia mais acessivel o telefone... tinha perdido o endereço da minha filha que ficaram em Mato Grosso do Sul, foi através do telefone que consegui localizá-los em Mato Grosso numa cidadezinha chamada Terra Nova do Norte, que na época tinha apenas um posto telefônico, não tinha energia eletrica, tinha apenas a Escola Estadual 12 de Abril, o que tinha muito era hospitais pois a economia da cidade era gerida pelo garimpo e por consequencia disso os garimpeiros eram acometidos de varias doenças entre muitas a malaria era a que mais derrubavam a polução muitos nem sobreviveram a ela.
Assim como eu a cidade foi se desenvolvendo, hoje Terra Nova já é comarca temos acesso a telefonia celular, internet entre outras tecnologias. E foi assim através da internet, que após 40 anos consegui localizar o restante da família que ficou em Candói no Estado do Paraná.



Maria da Luz Almeida da Silva

Nenhum comentário:

Projeto Aquarela

Projeto Aquarela ApresentaçãO 2007
From: maratnn2008, 2 days ago



Trabalho realizado com alunos da Sala de Recurso da Escola Estadual "12 de Abril" em Terra Nova do Norte - MT

SlideShare Link

PLANEJAR E CONSTRUIR

PLANEJAR E CONSTRUIR
SONHE, PROJETE E REALIZE

Quem sou eu

Minha foto
Eu sou uma gota no Oceano mas sou feliz no que faço e sempre peço a Deus para fazer o melhor.....